TEMPLO BUDISTA JODOSHU BETSUIN NIPPAKUJI
Avenida Paula Ferreira, 1.133 - Pirituba
Tel. 3976-5771
A Escola Budista Jodoshu conta atualmente com mais de 7.100 templos pelo mundo, sendo que a maioria deles está localizada no Japão. Entretanto, existem Missões Budistas nos Estados Unidos (Hawai e Los Angeles), Centros de Propagação na França e mais recentemente na Austrália. A matriz denominada Templo Chion In está sediada na cidade de Kyoto, antiga capital do Japão e, além de ser um dos pontos turísticos mais importantes daquele país, sua construção é um patrimônio histórico da humanidade.
A comunidade Budista Jodoshu da América foi fundada em 1954 pelo Bispo Ryoshin Hasegawa que iniciou os trabalhos em São Paulo em 1957, com o lançamento de mais instalações. Na ocasião, 17 famílias ajudaram a fundar as bases da comunidade. A partir daí foram criados a Escola Nippakuji Gakuen com o seu departamento de língua japonesa e a Associação Pró-Excepcionais Kodomo No Sono.
FOTOS DE 2012
Reprodução automática a cada 7 segundos - clique para pausar e continuar
FOTOS DE 2022
Reprodução automática a cada 7 segundos - clique para pausar e continuar
A ESCOLA BUDISTA DA TERRA PURA - JODOSHU
Em muitas ocasiões, nós seres humanos compreendemos teoricamente a grande maioria dos fenômenos desta vida, porém é certo também que, essa mesma compreensão não nos torna completamente aptos a colocar em prática todas as idéias que consideramos corretas ou apropriadas. Ao analisarmos os exemplos de nosso cotidiano, sabemos que deveríamos fazer muitas coisas, ou ainda que deveríamos optar por escolhas mais corretas, mas invariavelmente acabamos optando pelo caminho mais cômodo. Enfim, em muitos momentos de nossas vidas temos a consciência de que agimos e vivemos de forma "limitada" ou mais claramente: somos fracos. A fraqueza de espírito sempre existiu entre a humanidade, tanto em épocas mais remotas como na atualidade e as diversas religiões da humanidade, de certa forma, apresentam posturas filosóficas (idéias) que procuram eliminar ou até mesmo regular as tais "fraquezas” que caracterizam o ser humano.
A filosofia básica da Escola Budista Jodoshu, fundada pelo Mestre Honen, tem como objetivo criar mecanismos que possam salvar qualquer tipo de ser humano, independentemente do seu grau de “fraqueza". O Mestre HONEN estudou e praticou diversos modelos da prática ascética da religião budista, mas o seu principal objetivo era encontrar um modelo de prática ascética (exercício prático que leva a efetiva realização da virtude, à plenitude da vida moral) que pudesse ser utilizado por qualquer pessoa.
Ao olharmos nosso interior perceberemos nossas inúmeras "fraquezas". Uma introspecção profunda e consciente sobre que tipo de pessoa nós somos, nos faz perceber o quanto somos "fracos" e dependentes. Por outro lado, ao constatarmos nossas “forças“ ou nosso "poder" notaremos que ela sempre vem acompanhada de outra vida, ou outra "força". Aos simpatizantes da Escola Budista da Terra Pura tal força é o Buda AMIDA (AMITHABA), ou poderíamos dizer que tal força é representada pelo Buda AMIDA, uma divindade que vive na Terra Pura que segundo as SU-TRAS (na literatura da índia, tratado onde se reúnem, sob a forma de breves aforismos, as regras do rito, da moral, da vida cotidiana) budistas tem a capacidade salvar a humanidade.
ORGANOGRAMA
A comunidade tem um bispo, que é o representante legal. O bispo é auxiliado por um grupo de diretores que representam os templos existentes Além dos diretores, um corpo de missionários e um conselho formam o grupo que direciona os rumos de nossa comunidade. As unidades são "administradas" por um missionário residente, que é auxiliado por uma diretoria e um conselho. Outros setores também são importantes à "vida" dos templos e vale destacar a participação da Associação de Senhoras, Diretoria Patrimonial, Cultural, etc.