Rua Almirante Isaías de Noronha, 93 - Pirituba

Tel. 3991-6771

  

No ano de 1969, houve um servo de Deus que, tocado pelo Espírito Santo e tendo grande paixão pelas almas perdidas, resolveu iniciar a evangelização pessoal em uma região da Grande São Paulo. O Reverendo Amilcar Ovídio Borba, assim relata como iniciou a grande obra que Deus colocou em suas mãos:

 

“Desejoso de praticar evangelização pessoal numa escala maior, iniciei um período de orações pedindo a Deus a orientação necessária para alcançar êxito naquele objetivo. Logo a seguir, me coloquei diante do mapa da cidade de São Paulo e escolhi o canto superior esquerdo, extremo noroeste. Neste local achei escrito o nome da região: Pirituba, e mais particularmente o bairro Jardim São José. Procurei saber da linha de ônibus que me levasse a esse bairro e a encontrei na Praça Ramos de Azevedo. Num domingo, arranjei um bom número de folhetos evangelísticos e a minha Bíblia dentro de uma bolsa a tira-colo, tomei o ônibus e desci no ponto final, confluência das ruas Adele Zarzur e Cel. Carlos Ambrogi. Escolhi a casa mais próxima, bati palmas e disse à pessoa que me atendeu: com sua permissão, eu queria lhe falar a respeito da salvação de nossas almas por meio de Jesus Cristo. Foi assim que comecei a evangelização de casa em casa. A partir daí, dominicalmente eu prosseguiria na evangelização do bairro.”

 

Assim nasceu a Igreja Presbiteriana de Vila Bonilha! A evangelização de casa em casa prosseguiu por todos os finais de semana, vários anos seguidos, sem interrupção nem descanso. Em pouco tempo os frutos foram aparecendo, para alegria do Reverendo Amilcar e a glória do Senhor! Em meados de 1970, a pequena Congregação já se reunia regularmente aos domingos na Av. Benedito de Andrade. Essa Congregação foi se firmando e cresceu bastante até que em 1984, mais precisamente no dia 7 de abril, fomos organizados eclesiasticamente com o nome de Igreja Presbiteriana de Vila Bonilha.

 

Devido à necessidade de poupar recursos para a construção do templo, a nascente Igreja ainda teve que passar por um momento difícil, quando foi necessário solicitar permissão à Prefeitura de São Paulo para a realização de nossos cultos na Escola Municipal Mário Cosel Filho. A construção do templo foi iniciada em 01/09/1988 e, pouco mais de um ano depois, em 29/10/1989, por força de circunstâncias adversas havidas na escola, adentramos pela primeira vez em nosso templo, na Rua Almirante Isaías de Noronha, número 93. Muita alegria e emoção estavam estampadas na fisionomia de cada irmão e irmã. Ninguém se importava com as madeiras que dificultavam a passagem, com o entulho amontoado, com o piso de terra e nem mesmo com a iluminação precária. Todos os irmãos deram ensejo às suas emoções, sendo difícil conter as lágrimas, instante em que o Pastor Abidias Freiria Teixeira abriu a Palavra e leu: “...Então Pedro disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui..." (Mateus 17:4a).

 

Em abril de 2009 celebramos 25 anos de organização. Muitas foram as lutas, porém saborosas foram as vitórias; muitos irmãos e irmãs foram recolhidos pelo Senhor, mas muitos também foram enviados pelo Senhor para preencher as lacunas dos que se foram em meio ao combate. A batalha continua sendo travada. Fazemos nossas as palavras de ISamuel 7:12 b “Até aqui nos ajudou o Senhor...”.

 

Pb. Marcos Ribeiro Evangelista

 

Vice-Presidente do Conselho em 2009, ocasião do Jubileu de Prata da IPVB.

 


MATÉRIAS RELACIONADAS COM ESTE ASSUNTO