Av. Cristo Rei, 44 - Vila Pereira Barreto

 

Um dos aspectos para nós de suma importância no desenvolvimento social de qualquer povo é a prática esportiva. Isto porque é no esporte em que o homem aperfeiçoa e completa a sua formação físico-social. No esporte o ho­mem não só aprende a respeitar-se como também respeitar aos seus semelhantes, formando-se aí o núcleo da sociedade, qual seja a formação de amigos. Pirituba, como todo bairro proletário, vem desde sua formação desenvolvendo suas atividades esportivas a base da prática do futebol. Foi assim que surgiu o Pirituba FC, funda­do em 1-1-1920 por um grupo de moços da época, destacando-se entre eles os Teixeiras, os Campestrini e outros. Esse clube pioneiro teve logo como co-irmão o Atlético FC que logo desapareceu. O Pirituba FC nascido na Chá­cara da Família Campestrini, dois anos após deslocou-se para as proximidades da Estação de Pirituba, onde ainda se encontra a sua atual praça de esportes.

 

Sempre lutando com dificuldades o Piritu­ba FC teve dias de grandes glórias, chegando a despontar como um dos melhores conjuntos do futebol Varzeano Paulista. Teve um período de evidência, quando teve em sua presidência por vários anos o Dr. João Toniolo, hoje não mais residente no Bairro. Com a saída do Dr. João Toniolo, entrou em fase de relativo declí­nio, vindo a se fortalecer a partir de 1947, quando, então, sagrou-se campeão Lapeano, isto pelos idos de 1948, tendo em sua presidência o Sr. Agostinho Ferrarese. Outras glórias surgi­ram entre elas a conquista do Campeonato Amador do Interior - Setor 8 em 1956. Era, então presidente o Sr. Ernesto Spínola. Conta atualmente com 350 sócios, entretanto além da prática de futebol de campo, pode hoje propor­cionar outras regalias aos seus associados e sim­patizantes; convescotes, Bailes e festas de caráter social.

 

Também no esporte observamos o mesmo fenômeno da dispersão de forças. É esse o setor onde a rivalidade entre as Vilas mais se acen­tua, cada uma procurando formar Clubes de Futebol de maior potencial. Foi assim que surgiu o Comercial FC em 1-8-1941, fundado por elementos demissionários do Pirituba FC, o qual posteriormente passou a denominar-se SPRFC, que viveu como o Pirituba FC fases de ascensão e decadências, todavia não con­seguindo até agora conquistar para suas cores nenhum título. Outro Clube antigo de nosso Bairro é o União Vila Pirituba FC, nascido com o nome de Primeiro de Maio FC na déca­da dos trinta. Entre os três clubes acima cita­dos mais antigos do Bairro sempre se travaram grandes pelejas em luta pela hegemonia esporti­va do bairro. De triste memória para os espor­tistas do bairro são as brigas que antigamente se desenrolavam, como que querendo os conten­dores implantar a hegemonia esportiva pela for­ça. Todavia nisto já evoluímos bastante, pois que raramente se verificam brigas quando de pelejas entre os três grandes rivais esportivos.

 

Após a criação das novas Vilas, outros clubes surgiram também dignos do nosso respeito es­portivo. Dentre eles temos a destacar: o XV de Novembro FC, Satélite FC e Estrela FC, todos do Jardim São José; O Rio Verde FC, o Vila Mirante FC, o Unidos FC e uma série de outros clubes de menor projeção. Também neste setor urge promovermos uma união maior entre os nossos clubes, visando ele­varmos ainda mais o nome do Bairro no pano­rama esportivo paulista. De entidades localizadas e formadas fora do Bairro temos quatro outras dependências espor­tivas: São Paulo Golfe Clube localizado ao lon­go da Estrada Velha de Campinas, o São Paulo Atletic Club, com sua praça de esportes ao lado da Estação, o Clube Holandês localizado na an­tiga residência do ex-diretor superintendente da S.P.R. e o Jaraguá Clube Campestre situado na Estrada de Capuava. Todos esses clubes são os encarregados de proporcionar, quer aos elementos do bairro, quer a elementos de fora do nosso meio, uma das mais importantes funções sociais, qual seja pela diversão, renovar a capacidade produtiva do ho­mem no fim de cada semana. (Livro "Pereira Barreto 1922 - 1962")   

  

CONSTRUÇÃO E INAUGURAÇÃO DA PISCINA

  

 

CONSTRUÇÃO DO SALÃO

  

 

ELEIÇÃO DA RAINHA

  

 

SHOWS DO FRANCISCO PETRÔNIO (1981 e 1983)

  

 

ANIVERSÁRIOS, JANTARES E EVENTOS DIVERSOS

  

 

CARNAVAL (ENTRE 1975 E 1988)

  

 

BIKE, FUTEBOL DE SALÃO, JUDÔ E PREMIAÇÕES

  

 

JOGOS E CAMPEONATOS DE BOCHA

  

 

FOTOS SEM IDENTIFICAÇÃO


MATÉRIAS RELACIONADAS COM ESTE ASSUNTO