PISTAS DE CAMINHADA EM PIRITUBA E REGIÃO

PARQUE JD FELICIDADE

A pista de 600 metros fica na parte externa do parque e é cimentada. Boa vegetação lateral e um playground no centro para as crianças. Praticamente plana, com uma pequena subida.  

PARQUE CIDADE DE TORONTO

A pista vai de um lado a outro do parque, passando por uma ponte sobre o grande lago com várias aves migratórias e peixes. Há escadas nos dois lados, mas elas podem ser evitadas dando meia-volta. Muito verde, com o chão de terra e pedras, mas de fácil uso para qualquer idade. 

PARQUE SÃO DOMINGOS

O parque é grande e tem uma variação no relevo. Pela entrada principal inicia-se pela parte alta, e conforme vai se andando, qualquer que seja a direção das várias opções de pista em grande parte cimentada, acaba-se indo para a parte baixa. 

 

PARQUE JACINTHO ALBERTO

A pista é cimentada na maior parte do trajeto, tem opção de uma grande escadaria com corrimão e piso antiderrapante. Área verde muito boa, percurso com subidas e descidas médias, mas totalmente amigável, pois permite variar o sentido sem ter que dar meia volta.  

PARQUE DO JARAGUÁ

Não há um começo nem fim oficial, mas existem vários caminhos dentro do parque com trechos alternados de pedra, terra e cimento. É possível correr em alguns momentos, em outros mais parece uma trilha. Não há grandes subidas ou descidas, podendo ser feito por qualquer pessoa em ritmo leve.  

CAMINHO DOS EUCALIPTOS

Dentro do Clube Escola Pirituba, a pista inaugurada em abril de 2011 tem 510 metros em chão de raspa de asfalto e algumas subidas e descidas leves. O que já foi uma boa opção, na atual gestão virou um lugar totalmente abandonado. Entrada pela avenida Mutinga ao lado do Carrefour.  

TRILHAS DO PICO

Três excelentes opções em tamanho, esforço e visual, sem contar as mini-trilhas ao redor do parque. Melhores dias: se quer sossego, de semana pela manhã; se quer movimento, finais de semana e feriados à tarde. 

 

CITY AMÉRICA

Ruas com subidas, descidas e grandes retas planas, perfeito para andar ou correr principalmente ao redor do parque Cidade de Toronto. Todos os dias. 

 

 

PICO DO JARAGUÁ

O visual deslumbrante da mata atlântica ameniza a subida de 4,5 km pelo asfalto. Puxado, mas vale a pena. Melhores dias: sábados, domingos e feriados até as 9h, pois tem várias pessoas praticando e poucos carros.  

 

CALÇADA DO CITY AMÉRICA

A criação de uma calçada sobre o canteiro de árvores que dividia a avenida do Anastácio virou uma pista de caminhada com 2,1 km que começa em frente ao Condomínio Montana's Garden e termina no cruzamento em frente a Padaria City América.  

AV EDGARD FACCÓ

A pista no canteiro central é grande, mas divide espaço com bicicletas, corredores e pessoas do dia-a-dia, além da poluição dos ônibus e carros dos dois lados. Tem 1.400 m, com os 900 m iniciais sem cortes. Os melhores dias são os domingos e feriados até as 8h da manhã.  

AV. RAIMUNDO P. DE MAGALHÃES

A calçada entre esta avenida e a rodovia dos Bandeirantes, no trecho entre a casa de Nassau até pouco depois do colégio Ermano Marchetti foi totalmente reformada e ganhou um novo trajeto entre as árvores com 620 metros. Todos os dias tem pouco movimento.


As ruas da região central da cidade de São Paulo ficam mais animadas às quintas-feiras, a partir das 20 h. De 50 a 100 pessoas participam todas as semanas do projeto Caminhada Noturna, que promove um percurso cultural e gratuito, de duas horas, pelas imediações do Teatro Municipal - seu ponto de início e fim. Clique no banner e conheça.



MATÉRIAS RELACIONADAS COM ESTE ASSUNTO