Clique nos links em azul para solicitar ou ver mais informações do serviço 


TRÂNSITO E TRANSPORTE PÚBLICO


SPTRANSCentral de atendimento para solicitações de serviços, reclamações e informações sobre ônibus e linhas, entre outros. Algumas subprefeituras e Consegs fazem reuniões mensais com representantes da SPTrans e empresas de ônibus, veja em nossa agenda.

  

CADÊ O ÔNIBUS - Aplicativo gratuito para todas plataformas de Smartphones onde você pode pesquisar: Posição geográfica dos ônibus em tempo real, pontos de ônibus próximos, itinerário das linhas, horário de partida dos ônibus, trânsito e administração das suas Linhas "favoritas".

 

VIAÇÃO SANTA BRIGIDA - Sugestões, reclamações, postos de venda de crédito, busca de linhas e horários. 

 

BILHETE ÚNICO - Na loja virtual, empregadores podem se cadastrar e emitir o boleto para compra de créditos, alunos podem fazer a requisição do Bilhete Único Estudante e também emitir o boleto para a compra de créditos. Se você tem um Bilhete Único Comum aproveite para cadastrar os seus dados.

 

ÔNIBUS NA MADRUGADA - Uma rede de linhas de ônibus estruturais e locais que atendem todas as regiões da cidade no período da 0 às 04 h. 

 

CETSolicitações de serviços, lombadas, semáforos quebrados, reclamações e informações, carros estacionados irregularmente ligue 1188. Para tratar de temas específicos como autorizações especiais, ciclovias, educação de trânsito, sinalização, conduta de funcionário da CET, obras na via, multas, e outros acesse o Portal 156 e escolha o serviço "Trânsito".

   

RECLAMAÇÕES DO TRANSPORTE PÚBLICO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO - Tel. 2692-3302 / 2291-5416 / 2692-4094 / WhatsApp 972 057 142 / E-mail: dtpsac@prefeitura.sp.gov.br 


DOCUMENTOS


BOLETIM DE OCORRÊNCIA ONLINE - Este serviço permite a realização de boletins de ocorrência através da Internet, de qualquer lugar para furtos ou perda de placas de veículos, documentos e celulares (exceto se tiver uso de arma ou vítimas - aí só no DP), desaparecimento de pessoas, e também acompanhar online o andamento da ocorrência. Para fazer o BO OnLine, clique no título desta mensagem portando seus documentos pessoais e um endereço de e-mail. Este serviço funciona 24 horas todos os dias. Se necessário, há um telefone para contato - 011 3311-3882. O BO realizado através da Internet possui o mesmo valor de um Boletim de Ocorrência feito em uma delegacia. 

 

POUPATEMPO - O programa disponibiliza diversos serviços à população: emissão de RG, CNH, licenciamento de veículos, atestado de antecedentes criminais e carteira de trabalho e outros. O Poupatempo tem um aplicativo para celulares e tablets para facilitar a emissão e renovação de documentos, onde se pode consultar informações sobre os serviços. O download está disponível para Android e iOS. 

 

CERTIDÃO DIGITAL Documento original do tipo PDF, assinado com certificado digital ICP Brasil e válido em todo o território nacional. Ela é considerada original e pode ser enviada a órgãos privados, mas se impressa, vira uma cópia simples. 


SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS


AGÊNCIA VIRTUAL SABESP - Contas, ligações de água e esgoto, consertos, emergências, dicas e informações. Para comunicar vazamentos de água e esgoto ligue: 195 / Denúncias e outros assuntos: São Paulo e grande São Paulo - 0800 011 9911 / Interior e Litoral - 0800 055 0195 / Ouvidoria - 0800 055 0565

 

OPERAÇÃO TAPA-BURACOSÉ um serviço paliativo, mas funciona e resolve momentaneamente um problema localizado. Para recapeamento total da via o pedido deve ser feito na subprefeitura do bairro e/ou nas reuniões mensais.

 

PODA DE MATO E ÁRVORES Serviços de jardinagem, poda de mato e árvores em ruas, praças pública e parques municipais. Se uma árvore caída interdita uma casa ou oferece riscos à população, o morador deve ligar para o número 199 e acionar a Defesa Civil. 

 

CARROS ABANDONADOS - A população pode, e deve, auxiliar no trabalho da Prefeitura ao denunciar pelo telefone 156. Será enviado um agente para identificar o problema e aguardar os cinco dias que a lei obriga. Passado o prazo e se o veículo ainda estiver no mesmo local, ele será guinchado para um pátio municipal.

 

OPERAÇÃO ANTIENCHENTES A Subprefeitura e equipes da Defesa Civil registram e acompanham todas ocorrências na região, prontas a atender casos de emergência. A solicitação pode ser feita pelo 156 ou na Av. Dr. Felipe Pinel, 12, ao lado do Terminal. 

   

CENTRO DE GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIA – Saiba a previsão do tempo, onde estão os alagamentos e as áreas de risco – tel. 3396-6739 / 3396-6740 

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO PERMANENTE E DE EMERGÊNCIAAtendimento 24h à população em vulnerabilidade social atingida por situações de emergência e calamidades públicas, além de prestar atendimento a pessoas em situação de rua. Tel. 11 3258-9449 

 

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIALOferece serviços de inclusão em programas sociais com assistentes sociais e de políticas públicas, psicólogos, entre outros. JARAGUÁ - R. Barra da Forquilha, 300 - Tel. 3942-4860 / PIRITUBA - R. Guerino Giovani Leardini, 290 - Tel. 3971-3974

 

ILUMINAÇÃO PÚBLICA – O ligue-ilume é um serviço gratuito, principalmente para celulares e telefones públicos. Atende a todas as demandas referentes à iluminação pública, exceto as solicitações para a instalação de novos pontos, as quais devem ser feitas diretamente nas Subprefeituras do bairro. O telefone é o 0800 779 0156 e funciona 24 horas todos os dias. Algumas subprefeituras e Consegs fazem reuniões mensais com representantes deste serviço.

 

DENGUE - As notificações dos casos suspeitos de dengue e Febre de Chikungunya devem ser enviadas à Supervisão de Vigilância em Saúde por e-mail: notifica@prefeitura.sp.gov.br ou tel. 3397-8259 / 3397-8214 

  

VAZAMENTO DE ÁGUA OU ESGOTO EM VIA PÚBLICA - Ligue na central 24 h da Sabesp - tel. 195. A Sabesp Pirituba faz reunião com a comunidade na ultima terça-feira de cada mês.

 

FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA - AES Eletropaulo - 0800 7272 196

 

PSIU - PROGRAMA DE SILÊNCIO URBANO - Fiscaliza bares, boates, restaurantes, salões de festas, templos religiosos, indústrias e até mesmo obras. A Lei não permite a vistoria de festas em casas, apartamentos e condomínios. O pedido pode ser feito também nas subprefeituras.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Takevista, aplicativo que permite aos paulistanos enviar fotos de ruas escuras, luzes queimadas e/ou acesas durante o dia e use a hashtag #IluminaçãoPublica. Automaticamente, a denúncia, acompanhada da hashtag, é visualizada pelo Ilume (departamento responsável pela manutenção da referida área da Prefeitura de São Paulo). 

 


RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS


WEBDENÚNCIA - Criado para garantir ao cidadão que utiliza este serviço a manutenção do anonimato e o sigilo das informações fornecidas.

 

PORNOGRAFIA INFANTIL NA INTERNETDenuncie qualquer representação de uma criança ou adolescente envolvida em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou representação dos órgãos sexuais de uma criança ou adolescente para fins sexuais. 

 

TRÁFICO DE PESSOAS - O tráfico de pessoas para exploração sexual entre estados brasileiros ou para fora do país é crime. As pessoas são aliciadas com a falsa proposta de um futuro melhor, mas encontram uma realidade em que seus documentos podem ser retidos, são aprisionadas, obrigadas a fazer o que não querem, induzidas ao consumo de drogas ou contraírem dívidas que não podem pagar.

 

RECLAME AQUIAqui você pode exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços e também verificar se já existe alguma reclamação contra a empresa ou produto que deseja comprar.

 

PROCONAtravés do atendimento telefônico 151 (de 2ª a 6ª das 7h às 19h), o consumidor poderá obter esclarecimentos de dúvidas e orientações de consumo, através de técnicos para orientá-lo em sua questão.

 

IDEC - INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDORAssociação de consumidores sem fins lucrativos. Não tem qualquer vínculo com empresas, governos ou partidos políticos. 

 

PREFEITURAO munícipe pode registrar suas reclamações e ou solicitações entrando em contato com a Prefeitura pelo telefone 156, Praças de atendimento ou pelo site.  

 

PROBLEMAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS - A ouvidoria da Secretaria da Educação atende de segunda à sexta feira das 08 h às 17 h na Praça da República, 53, sala 29 (térreo) Telefone 3218-2129

 

CGM - CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIODenuncie possíveis irregularidades cometidas por servidores públicos é uma das áreas de atuação da Corregedoria Geral. 

 

OUVIDORIA GERAL DA CIDADE DE SÃO PAULO Denúncias, reclamações, elogios e sugestões pelo telefone 0800 17 57 17 - Segunda a sexta-feira das 9 às 17 h -  Av. São João, 473 - 16º andar - Centro 

 

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA INTERNET - Material escrito, imagens ou qualquer outro tipo de representação de idéias ou teorias que promovam e/ou incitem o ódio, a discriminação ou violência contra qualquer indivíduo ou grupo de indivíduos, baseado na raça, cor, religião, descendência ou origem étnica ou nacional. 

 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA - Alimentos vencidos, sujeira em restaurantes e outros: rua Conselheiro Crispiniano, 20 7º andar - República - Tel. 3017-2093 ou 3017-2092   E-mail: gvs1-capital@saude.sp.gov.br

 

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA RUA - A denúncia e busca por justiça em casos de intolerância e perseguição religiosa são mais do que um direito do cidadão: também são um dever. Denunciar o preconceito ajuda futuras vítimas e toda a sociedade. Qualquer tipo de ofensa, tanto moral quanto física, deve ser denunciada. Todos os tipos de Delegacia têm o dever de averiguar casos desse tipo, mas em São Paulo tem uma especializada - Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI) - Rua Brigadeiro Tobias, 527 – 3º andar Luz – Tel. 3311-3556/3315-0151 ramal 248

  

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOSO número de denúncias mais que triplicou em relação ao ano passado. Os abusos vão desde apropriação indevida de dinheiro até violência física. Disque 100 e denuncie. 

 

COMBUSTÍVEL ADULTERADO - Para denunciar gasolina adulterada e problemas nos postos de combustíveis e revendedores de gás ligue na Agência Nacional do Petróleo - 0800 970-0267  

 

FURTO DE ÁGUA - Denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (181) ou na Central de Atendimento Telefônico da Sabesp (195). Para os dois telefones a ligação é gratuita e é garantido o sigilo do denunciante.

 

DESCARTE DE LIXO E ENTULHO EM VIAS PÚBLICAS - Pego em flagrante, o infrator recebe multa de R$ 14 mil e se forem comerciantes reincidentes, poderão perder a licença de funcionamento do estabelecimento. Telefones 24 h para denúncia: GCM - 153 / Defesa Civil - 199 / Subprefeitura Pirituba-Jaraguá - 3903-7323  

 

ABUSO SEXUAL NO METRÔPara conter está pratica, o Metrô lançou uma campanha que incentiva a denuncia de quem passar por esta situação. O passageiro deve relatar os abusos a um dos funcionário do Metrô, ou usar o SMS-Denúncia, por meio do número 973 332 252.

 

DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER - Pirituba: Tel.: 3974-8890, das 9 às 18 h, dias úteis / Freguesia do Ó: Tel.: 3976-2908, das 8 às 18 h, dias úteis

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER Feito através do telefone 180, o atendimento funciona 24h, todos os dias  (inclusive feriados), e oferece orientação às vítimas sobre seus direitos e enfrentamento à violência contra a mulher.

 

DANOS FÍSICOS POR AGRESSÃO EM MULHERES - A lei 13.239 que determina que o Sistema Único de Saúde realize cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência contra a mulher. Os hospitais e os centros de saúde pública, ao receberem as vítimas de violência, deverão informá-las da possibilidade de acesso gratuito à cirurgia plástica para reparação das lesões ou sequelas de agressão comprovada. Também fica garantido o encaminhamento para clínicas especializadas quando houver necessidade de complementação

 

DEFENSORIA PÚBLICA - Orientação jurídica, ajuda para entrar com uma ação ou fazer uma defesa pública. CIC Oeste - Estrada de Taipas, 990 - Telefone 3942-5898 ramal 200 

 

CONSELHO TUTELAR PIRITUBA, JARAGUÁ E SÃO DOMINGOS - Tel. 972 836 520 / 972 836 538

  

OUVIDORIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - As pessoas podem ajudar a manter o que está dando certo e a mudar o que pode ser melhorado ou aprimorado. As sugestões, reclamações e observações podem ser encaminhadas pelo telefone 0800 322 6272

 

OUVIDORIA DA AES ELETROPAULO - Orientação sobre direitos e deveres dos clientes, enviar sugestões, elogios, denúncias ou reclamações - 0800 72 73 110 (dias úteis das 8 às 18 h). 


FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE SÃO PAULOCada dia da semana existem feiras em todos os bairros, exceto às segundas, dia em que nenhuma feira acontece na cidade. 


PLANTÃO PSICOLÓGICO GRATUITO

O Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Paulista oferece plantão psicológico para crianças, adolescentes e adultos: 2ª das 9 às 12 h e das 14 às 17 h e 4ª das 12 às 15 h

O atendimento é gratuito e não requer agendamento. Informações pelo telefone 11 3978-9073

R Mestras Pias Filippini, 71 - Pq Monteiro Soares – Freguesia do Ó


ZONA AZUL DIGITAL EM SÃO PAULO - A Zona Azul digital vai começar a funcionar a partir de 11/07/2016 na cidade de São Paulo. Na hora de estacionar o carro, o motorista poderá comprar uma folha ou um talão de Zona Azul através de um aplicativo de celular ao invés de deixar uma folha no painel do carro. Para ativar, é necessário informar a placa do carro, cadastrar um cartão de crédito e escolher o tempo de permanência na vaga. O preço do cartão azul digital é o mesmo, R$ 5 para estacionar por até duas horas e dez cartões por R$ 45. Uma das vantagens do pagamento digital é possível ficar mais tempo na vaga do que o planejado inicialmente fazendo um ajuste pelo aplicativo. A fiscalização também passará a ser digital. O agente da CET coloca o número da placa na máquina dele e recebe na hora as informações de pagamento do motorista. (G1)