BOLETIM DE OCORRÊNCIA ONLINE - Este serviço permite a realização de boletins de ocorrência através da Internet, de qualquer lugar para furtos ou perda de placas de veículos, documentos e celulares (exceto se tiver uso de arma ou vítimas - aí só no DP), desaparecimento de pessoas, e também acompanhar online o andamento da ocorrência. Para fazer o BO OnLine, clique no título desta mensagem portando seus documentos pessoais e um endereço de e-mail. Este serviço funciona 24 horas todos os dias. Se necessário, há um telefone para contato - 011 3311-3882. O BO realizado através da Internet possui o mesmo valor de um Boletim de Ocorrência feito em uma delegacia. 

 

POUPATEMPO - O programa disponibiliza diversos serviços à população: emissão de RG, CNH, licenciamento de veículos, atestado de antecedentes criminais e carteira de trabalho e outros. O Poupatempo tem um aplicativo para celulares e tablets para facilitar a emissão e renovação de documentos, onde se pode consultar informações sobre os serviços. O download está disponível para Android e iOS. 

 

CERTIDÃO DIGITAL Documento original do tipo PDF, assinado com certificado digital ICP Brasil e válido em todo o território nacional. Ela é considerada original e pode ser enviada a órgãos privados, mas se impressa, vira uma cópia simples. 

 

CARROS ABANDONADOS - A população pode, e deve, auxiliar no trabalho da Prefeitura ao denunciar pelo telefone 156. Será enviado um agente para identificar o problema e aguardar os cinco dias que a lei obriga. Passado o prazo e se o veículo ainda estiver no mesmo local, ele será guinchado para um pátio municipal.

 

OPERAÇÃO ANTIENCHENTES A Subprefeitura e equipes da Defesa Civil registram e acompanham todas ocorrências na região, prontas a atender casos de emergência. A solicitação pode ser feita pelo 156 ou na Av. Dr. Felipe Pinel, 12, ao lado do Terminal. 

   

CENTRO DE GERENCIAMENTO DE EMERGÊNCIA – Saiba a previsão do tempo, onde estão os alagamentos e as áreas de risco – tel. 3396-6739 / 3396-6740 

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO PERMANENTE E DE EMERGÊNCIAAtendimento 24h à população em vulnerabilidade social atingida por situações de emergência e calamidades públicas, além de prestar atendimento a pessoas em situação de rua. Tel. 11 3258-9449 

 

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIALOferece serviços de inclusão em programas sociais com assistentes sociais e de políticas públicas, psicólogos, entre outros. JARAGUÁ - R. Barra da Forquilha, 300 - Tel. 3942-4860 / PIRITUBA - R. Guerino Giovani Leardini, 290 - Tel. 3971-3974

  

PSIU - PROGRAMA DE SILÊNCIO URBANO - Fiscaliza bares, boates, restaurantes, salões de festas, templos religiosos, indústrias e até mesmo obras. A Lei não permite a vistoria de festas em casas, apartamentos e condomínios. O pedido pode ser feito também nas subprefeituras.

 

ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Takevista, aplicativo que permite aos paulistanos enviar fotos de ruas escuras, luzes queimadas e/ou acesas durante o dia e use a hashtag #IluminaçãoPublica. Automaticamente, a denúncia, acompanhada da hashtag, é visualizada pelo Ilume (departamento responsável pela manutenção da referida área da Prefeitura de São Paulo). 

 

Outro serviço é o ligue-ilume é um serviço gratuito, principalmente para celulares e telefones públicos. Atende a todas as demandas referentes à iluminação pública, exceto as solicitações para a instalação de novos pontos, as quais devem ser feitas diretamente nas Subprefeituras do bairro. O telefone é o 0800 779 0156 e funciona 24 horas todos os dias. Algumas subprefeituras e Consegs fazem reuniões mensais com representantes deste serviço.

 

WEBDENÚNCIA - Criado para garantir ao cidadão que utiliza este serviço a manutenção do anonimato e o sigilo das informações fornecidas.

 

PORNOGRAFIA INFANTIL NA INTERNETDenuncie qualquer representação de uma criança ou adolescente envolvida em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou representação dos órgãos sexuais de uma criança ou adolescente para fins sexuais. 

 

TRÁFICO DE PESSOAS - O tráfico de pessoas para exploração sexual entre estados brasileiros ou para fora do país é crime. As pessoas são aliciadas com a falsa proposta de um futuro melhor, mas encontram uma realidade em que seus documentos podem ser retidos, são aprisionadas, obrigadas a fazer o que não querem, induzidas ao consumo de drogas ou contraírem dívidas que não podem pagar. 

 

CGM - CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIODenuncie possíveis irregularidades cometidas por servidores públicos é uma das áreas de atuação da Corregedoria Geral. 

 

OUVIDORIA GERAL DA CIDADE DE SÃO PAULO Denúncias, reclamações, elogios e sugestões pelo telefone 0800 17 57 17 - Segunda a sexta-feira das 9 às 17 h -  Av. São João, 473 - 16º andar - Centro 

 

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA INTERNET - Material escrito, imagens ou qualquer outro tipo de representação de idéias ou teorias que promovam e/ou incitem o ódio, a discriminação ou violência contra qualquer indivíduo ou grupo de indivíduos, baseado na raça, cor, religião, descendência ou origem étnica ou nacional.   

  

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA RUA - A denúncia e busca por justiça em casos de intolerância e perseguição religiosa são mais do que um direito do cidadão: também são um dever. Denunciar o preconceito ajuda futuras vítimas e toda a sociedade. Qualquer tipo de ofensa, tanto moral quanto física, deve ser denunciada. Todos os tipos de Delegacia têm o dever de averiguar casos desse tipo, mas em São Paulo tem uma especializada - Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI) - Rua Brigadeiro Tobias, 527 – 3º andar Luz – Tel. 3311-3556/3315-0151 ramal 248

  

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOSO número de denúncias mais que triplicou em relação ao ano passado. Os abusos vão desde apropriação indevida de dinheiro até violência física. Disque 100 e denuncie. 

 

COMBUSTÍVEL ADULTERADO - Para denunciar gasolina adulterada e problemas nos postos de combustíveis e revendedores de gás ligue na Agência Nacional do Petróleo - 0800 970-0267  

 

FURTO DE ÁGUA - Denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (181) ou na Central de Atendimento Telefônico da Sabesp (195). Para os dois telefones a ligação é gratuita e é garantido o sigilo do denunciante.

 

DESCARTE DE LIXO E ENTULHO EM VIAS PÚBLICAS - Pego em flagrante, o infrator recebe multa de R$ 14 mil e se forem comerciantes reincidentes, poderão perder a licença de funcionamento do estabelecimento. Telefones 24 h para denúncia: GCM - 153 / Defesa Civil - 199 / Subprefeitura Pirituba-Jaraguá - 3903-7323  

 

ABUSO SEXUAL NO METRÔPara conter está pratica, o Metrô lançou uma campanha que incentiva a denuncia de quem passar por esta situação. O passageiro deve relatar os abusos a um dos funcionário do Metrô, ou usar o SMS-Denúncia, por meio do número 973 332 252.

 

DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER - Pirituba: Tel.: 3974-8890, das 9 às 18 h, dias úteis / Freguesia do Ó: Tel.: 3976-2908, das 8 às 18 h, dias úteis

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER Feito através do telefone 180, o atendimento funciona 24h, todos os dias  (inclusive feriados), e oferece orientação às vítimas sobre seus direitos e enfrentamento à violência contra a mulher.

 

DANOS FÍSICOS POR AGRESSÃO EM MULHERES - A lei 13.239 que determina que o Sistema Único de Saúde realize cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência contra a mulher. Os hospitais e os centros de saúde pública, ao receberem as vítimas de violência, deverão informá-las da possibilidade de acesso gratuito à cirurgia plástica para reparação das lesões ou sequelas de agressão comprovada. Também fica garantido o encaminhamento para clínicas especializadas quando houver necessidade de complementação

 

DEFENSORIA PÚBLICA - Orientação jurídica, ajuda para entrar com uma ação ou fazer uma defesa pública. CIC Oeste - Estrada de Taipas, 990 - Telefone 3942-5898 ramal 200 

 

CONSELHO TUTELAR

PIRITUBA - Rua Carlos da Cunha matos, 67 Jd Felicidade - tel. 3904-3344 / 972 836 520

PERUS - Rua Padre Manoel Campelo, 159 - Tel 3917-0823 / 996 188 044

FREGUESIA DO Ó - Rua Cândido Franco de Barros, 381 - Tel 3932-1392 / 957 364 280

ANHANGUERARua Honorato Pereira, 206 - Tel.: 3915-3000 / 950 698 525

JARAGUÁRua Nossa Senhora da Conceição, 137 - Tel.: 3978-9990 / 964 919 617

LAPARua Guaicurus, 1000, sala 16 - Tel.: 3864-1167 / 972 836 536

BRASILÂNDIA - Rua Professor Andrioli, 92 - Tel.: 3999-1745 / 972 836 712 

 

 

OUVIDORIA DA POLÍCIATrata-se de um órgão dirigido por um representante da sociedade civil, com total autonomia e independência, cuja principal função é ser o porta-voz da população em atos irregulares praticados pela Polícia Civil e Polícia Militar

 


CONSEG - CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA - Reuniões mensais onde os participantes podem fazer reclamações e pedidos ou apenas conhecer os trabalhos que são feitos na comunidade através de representantes da Polícia Militar, Guarda Civil, Polícia Civil, Subprefeitura, CET e SPTrans, entre outros. Todo Conseg está ligado a uma delegacia (DP). Para conhecer o da sua região, clique no logo ao lado.