ECOPONTOS DE PIRITUBA E REGIÃO

 

Os Ecopontos são espaços criados pela Prefeitura para entrega voluntária de até 1 m³ de entulho (restos de construção e reforma, por exemplo), grandes objetos (velhos, sobra de podas de árvores) e materiais recicláveis. Cada tipo de material é colocado em uma caçamba. Vale lembrar que o descarte de lixo e entulho pelas ruas da cidade é crime ambiental: quem joga entulho em área pública pode ser multado em até  R $ 16.144,95  e ter o veículo apreendido se pego em flagrante. Denuncie nos telefones 24 h: GCM (153), Defesa Civil (199) ou subprefeitura Pirituba-Jaraguá (3903-7323 - exclusivo para esta subprefeitura). Guarde o nome de quem atende e nº do protocolo. Confira abaixo os endereços dos ecopontos da nossa região.Eles funcionam de segunda a sábado, das 6 às 22 h, e aos domingos e feriados, das 6 às 18h. Mais informações pelo telefone 0800 7777 156.

  

Pirituba

Rua Vigário Godói, 480 - Vila Zatt

Rua Cônego José Salomon, 861 - Vila Portugal

Jaraguá

Av. Alexios Jafet x av. Chica luiza

Rua Friedrich Von Voith x Avenida Atílio Brugnoli 

Freguesia do Ó

Rua Itaiquara, nº 237 - Travessa da av. Itaberaba 

Lapa

Av. Antártica x Rua Gustav Willi Borghoff (Embaixo Viaduto Antártica)

Rua Agrestina x Av. Marginal Direita do Tietê 

Perus

Rua Sales Gomes, nº 415 - Recanto dos Humildes

Rua Salvador Albano com Rua Virginia Castiglioni - Distrito Anhanguera

  

Veja onde estão os Ecopontos na Cidade de São Paulo

 

Saiba mais sobre os tipos de entulho

 


Nos últimos anos, a população brasileira e a produção de lixo cresceram. Porém, a situação do descarte de resíduos no Brasil pouco mudou. Apenas 4% do total dos resíduos sólidos são reciclados hoje. Mesmo com a consciência ambiental do brasileiro avançando, esbarramos na falta de mobilização social. A Molécoola surgiu para engajar as pessoas em uma mentalidade sustentável, criando um ciclo positivo que gera benefícios para todos. Basta se cadastrar, acumular pontos e trocá-los por benefícios. Saiba mais clicando aqui.


 

CARTÕES PLÁSTICOS, PILHAS E BATERIAS DOMÉSTICAS

Estes produtos apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na essas composições são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os machos provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas. Onde levar:  Porto Seguro  -   Consulte os endereços

 

Baterias de relógios e de aparelhos de audição (formato pastilha) - Relojoaria Oriente - av Mutinga, 1.624

 

Pilhas - Drogaria SP - Av. Agenor Couto de Magalhães, 25 esq com Mutinga

 

LÂMPADAS FLUORESCENTES

Um dos descartes de resíduos sólidos mais preocupantes para o meio ambiente é o das lâmpadas fluorescentes, pois elas são altamente tóxicas e não podem ser jogadas no lixo comum. O correto é levar para uma loja que vende lâmpadas, como, por exemplo, lojas de material de construção. Onde levar:

 

Leroy Merlin - Marginal Tietê sentido Dutra, pontes entre Freguesia e Julio Mesquita.   

 

 


RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS E RECICLÁVEIS SECOS

A Coopermiti, cooperativa sem fins lucrativos, é uma central de triagem de lixo eletrônico, lixo tecnológico e recicláveis secos, pioneira no Brasil a ser conveniada com um órgão de gestão pública para essa finalidade. Saiba mais clicando aqui.

 


Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Saiba mais clicando aqui.


  

ÓLEO E GORDURA DE FRITURA, RAIOS-X E REMÉDIOS VENCIDOS

 

 

 

Quando jogados no lixo, estes materiais causam danos irreparáveis ao meio ambiente e aos seres humanos. Numa simples película há metais pesados usados como reveladores e fixadores de imagem, além de prata e plástico, que não se decompõe ou desmoram de anos para se decompor na natureza, poluindo solo, água e ar. Depois de Recebidos pela Unidade, os filmes de Raios-X são armazenados e transportados por uma empresa especializada. No processo de reciclagem um dos metais retirados é o nitrato de prata, utilizado depois na produção de diferentes produtos como jóias, talheres e papel fotográfico, entre outros. Onde levar: 

 

Os remédios, por conterem diversas substâncias compostas, podem representar perigo ao meio ambiente e outras pessoas, caso descartados incorretamente. Nunca pense em despejar líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois eles podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento. No caso de comprimidos vencidos, outras pessoas podem declarar-los. 

 

UBS Jardim Paulistano - Rua Encruzilhada do Sul, 220 - Das 7 às 19 h 

 

 


  

DESCARTE DE PNEUS

 

Devem ser descartados nas lojas que vendem o produto ou de 2ª a 6ª das 8 às 18 h nestas subprefeituras:

Moóca  - R. Taquari, 549 - Tel. 2292-2122

Freguesia do Ó / Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95 - tel. 3981-5000

Itaquera - R. Augusto Carlos Bauman, 851 - tel. 2944-6555

Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto, 54 - tel. 5641-1453

São Mateus - Avenida Ragueb Chohfi, 1.400 - tel. 3397-1132

São Miguel Paulista - Rua Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 - Tel. 2297-9200

Vila Maria / Guilherme - Rua General Mendes, 111 - Vila Maria - tel. 2967-8100

Jaçanã / Tremembé - Av. Luis Stamatis, 300 - Jaçanã - tel. 3397-1000

   

 


COMPARTILHE ESTA PÁGINA