INSTITUIÇÕES DE PIRITUBA E REGIÃO

Quer doar roupas, objetos, dinheiro e/ou ser um voluntário em uma instituição social?

Veja abaixo algumas instituições sérias e clique no título para acessar a página oficial. 

 

Amor em Mechas (Mulheres)

Doação de cabelos para confecção de perucas para pacientes de quimioterapia ou alopecia

 

Betsaida Associação Beneficente (Crianças)

Chácara Inglesa, Vila Clarice, Jd Santo Elias, Mangalot e Vila Zatt

 

Centro de Convivência Gênesis (Crianças e adolescentes)

Rua Domênico Montella, 392 - Jaraguá - Tel. 4562-9121

 

Lar Social Casa Luz (Crianças e adolescentes)

Rua Dr Aquiles Lisboa, 108 - Próximo ao Shopping Pirituba - Tel. 3805 5406 / 3974 1108

 

Instituto Estrela do Amanhã (Crianças e adolescentes)

Rua Padre Mariano Ronchi, 302 - Vila Pereira Cerca - Pirituba - Tel. 3991-3938 / 3975-1775

 

ONG Valor do Eu (Crianças)

Trata alunos de escolas públicas com problemas Psicológicos e Psicopedagógicos.

 

Pensionato Cantinho da Vila (Idosos)

Rua Padre Vicente Guadineri, 51 - Vila Clarice - Pirituba - Tel. 3901-5793

 

PAC - Projetos Amigos das Crianças

Rua Francisco Chaves Pinheiro, 121 - Vila Guedes - Pirituba - Tel. 3902-3874

 

Instituto Social São João Gualberto (crianças)

Rua Dr. João Batista Bernardes de Lima, 286 - Chácara Inglesa - Pirituba - Tel. 3904-9998

 

Lar Saint Germain (crianças)

Rua São Francisco de Assis, 783 - São Domingos - Tel. 3906-8474

 

Grupo Assistencial Morada Nova (Crianças)

Rua Rodrigues Sirigueio, 294 - Vila Cachoeira - Pirituba - Tel. 3906-0213

 

Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas (Pessoas em geral)

Rua Edgar Tinel, 51 - Jd Felicidade - Pirituba - Tel. 3644-8610

 

Casa de Saúde São João de Deus (Doentes mentais e dependentes químicos)

Estrada Turística do Jaraguá, 2365 - Jaraguá - Tel. 3904-1993

 

GRATOS - Grupo de Apoio aos Trabalhos e Obras Sociais (Crianças)

Av. Santa Mônica, 644 - Pirituba - Tel. 3904-7318

 

Grupo Escoteiro Araguaçú (crianças e adolescentes)

Rua Artur Orlando, 834 - Vila Jaguara - Tel. 3622-8859

 

Associação Grupo de Amigos JM (Natal para crianças)

Rua Maria Julieta Drummond de Andrade, 9 - Vila Guedes - Pirituba - Tel. 3902-0353

 

Projeto Apoio Amigo - (Auxílio a famílias carentes)

  Tel. 11 977 791 600

 

Projeto Social Ação Voluntária

 Apoia a Inclusão e Acessibilidade

 


 

Sem espaços de lazer, moradores da Brasilândia se reúnem

para transformar caminhão abandonado em espaço de brincar

 

Nas ruas das grandes cidades, quem nunca se deparou com algum automóvel velho e abandonado, com suas marcas de ferrugens, e usado, muitas vezes, até mesmo como lixeira clandestina? Na Brasilândia, distrito da periferia da Zona Norte de São Paulo, a cerca de cinco anos os moradores se deparam com a presença de um caminhão com pneus furados, portas mal soldadas, ferrugens, além de sujeira acumulada. Mesmo perigoso, o caminhão se transformou em um ícone marcante na rua, sendo ponto de encontro de amigos nos dias ensolarados e lugar marcado nas brincadeiras entre as crianças. Transformou-se em uma alternativa mínima de lazer e distração para moradores de um dos distritos com menor acesso a aparelhos públicos de lazer da cidade, segundo o Mapa da Desigualdade de 2016.

 

Para mudar esta realidade, um grupo de moradores e voluntários se reuniram para uma tarefa audaciosa: transformar o velho automóvel em um “Caminhão de Brincar”. Mães, vizinhos e, claro, várias crianças, se reuniram para pensar, em coletivo, no que de fato o caminhão poderia se transformar. “A transformação do caminhão é importante porque mostra que a gente pode persistir em um projeto, mesmo que pequeno, e todo mundo pode fazer um pouquinho e fazer a diferença”, diz Carla Pereira dos Santos , moradora do bairro e uma das articuladoras da iniciativa.

 

Transformação

 

No primeiro encontro do grupo, as crianças não foram tímidas: túnel, escorregador, pula-pula, cozinha de brincadeira, rede de escalada, sala de leitura, lousas, cores, entre outras coisas, estão na lista de exigências. Um desafio grande para elas próprias e para os moradores que se mobilizaram para esta ação, entre eles, marceneiro, arquitetas, serralheiro, permacultor e designers. Dimas Reis, integrante do coletivo Preto Império, que atua nas proximidades de onde o caminhão está parado há cinco anos, é um dos mobilizadores da ação. Para ele, a possibilidade de reunir pessoas para pensar futuros e colocar a mão na massa é transformadora. 

 

“A gente não é ensinado a fazer projeto de vida. Com este projeto estamos fazendo um exercício das crianças sonharem, planejarem e realizarem algo. Essa receitinha de três passos impregna a nossa vida. Com a transformação, as crianças vão passar pelo caminhão e poder dizer ‘fui eu quem fiz’”, diz. O mutirão para transformação do caminhão acontece no dia 13 de julho, a partir das 9 horas. O ponto de encontro para quem quer participar é na Rua Sabino Rodrigues da Silva, número 55, na Vila Teresinha.

 

Para conseguir todos os materiais necessários e contribuir com a mão de obra de alguns profissionais, uma vakinha online também está aberta no portal http://vaka.me/622543 

 

 

Mutirão Caminhão de Brincar

Data: 13 de julho a partir das 9 h

Endereço: Sede da Preto Império - R Sabino Rodrigues da Silva, 55 - Vila Teresinha

Referência: Ponto final da lotação Lapa / Vila Teresinha 9181-10

Mais informações: Dimas Reis 952 189 371 / Simone Freire 992 524 807

 


Conheça o Projeto Social Ação Voluntaria - SP

 

Cada ação vale um sorriso, para quem age e para quem recebe. Alegria e felicidade é o que o projeto Ação Voluntária São Paulo busca. Desde 2005 a coordenação do projeto, junto a uma equipe de voluntários, atua em duas frentes importantes: ações que promovem a doação de sangue, medula, plaquetas e órgãos, e ações que promovem bons encontros.

 

Na primeira frente a equipe participa de feiras da saúde incentivando as pessoas a doarem, explicando a necessidade e o significado da doação, e faz doações de sangue destinada a doentes em hospitais, participam também de Feiras de Inclusão e Acessibilidade, exemplo a Feira REATECH a maior feira de reabilitação da América Latina.Já na segunda frente são feitas campanhas de doações destinadas a abrigos, asilos e moradores de rua, e realizados encontros nestes locais com o objetivo de levar atenção, carinho, e alegria aos seus abrigados. A equipe organiza festas de aniversários, cinema, teatro, passeios em parques, brincadeiras, bailes , dia da beleza, visitas de palhaços, entre outras diversas atividades que trazem inspiração e bem estar à vida do voluntário e mais alegria à vida de crianças de orfanatos, jovens com necessidades especiais, idosos e moradores de rua, criando amizades e afeições, inclusive em comunidades.

 

Atualmente estamos com a Campanha de Inverno 2019, agasalhos e cobertores são bem vindos, e serão direcionados a moradores de rua, antes do inverno. O mais interessante é a maneira como a coordenação consegue executar o projeto sem burocracia e se encaixando na vida corrida e agitada de cada um. Se você quiser fazer a diferença, mas não dispõe de muito tempo, ainda assim pode fazer parte da equipe, será necessário dedicar um mínimo de 2 horas por mês, podendo dedicar quantas você quiser, e escolhendo os locais que mais se adequarem a sua logística, pois há opções de ajuda em todas as regiões de São Paulo, norte, sul, leste e oeste. A comunicação entre a equipe é feita pelo Whatsapp, Facebook, e-mail e telefone. A coordenação é bem flexível e está sempre à disposição para te ajudar a ajudar. Conheça mais sobre essa ação social e entre em contato com conosco pelo e-mail  acaovoluntariasp@bol.com.br

 

Venha fazer diferença! Saiba mais acessando nossa página no Facebook

 


MATÉRIAS RELACIONADAS COM ESTE ASSUNTO