Avenida Mutinga, 1.425 - Tel. 3904-2476


A biblioteca Infantil de Pirituba, posteriormente denominada Orígenes Lessa, foi inaugurada em 18 de março de 1965, mas não pôde entrar em funcionamento por falta de funcionários. Neste ínterim, foi criada a Administração Regional de Pirituba-Perus que, por não ter um local para se instalar, ocupou o mesmo prédio pertencente à biblioteca. Assim, a biblioteca infantil só pôde iniciar o atendimento ao público em 1º de março de 1971, quando foi instalada no andar térreo da Biblioteca Pública Brito Broca, que funcionava desde sua inauguração, em 4 de março de 1965, no piso superior do prédio. Nas três últimas décadas o bairro de Pirituba cresceu muito, foram construídas muitas escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental e Médio e também escolas particulares, o que contribuiu para o extraordinário aumento de frequentadores nas bibliotecas. As Bibliotecas Brito Broca e Orígenes Lessa foram unificadas a partir do decreto 46.434 de outubro de 2005 de criação do Sistema Municipal de Bibliotecas, passando a denominar-se Brito Broca. Legislação referente à biblioteca:


Orígenes Lessa
Inauguração: 18/03/1965 - Decreto nº 22.820 de 26/09/1986

 

Brito Broca
Inauguração: 04/03/1965 - Decreto n.º 12.982 de 21/05/1976 e Decreto nº 46.434 de 6/10/2005

 

Acervo Geral

A biblioteca conta com aproximadamente 38 mil exemplares constituídos por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, etc. Todo o acervo de livros pode ser encontrado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas (clique aqui). Informe-se sobre outros títulos existentes, pessoalmente ou por telefone. A Biblioteca Brito Broca possui computadores com acesso à Internet somente para a pesquisa do acervo no Catálogo Eletrônico do Sistema Municipal de Bibliotecas. 

 

Serviços

  • Acervo para crianças, jovens e adulto composto por livros, jornais, revistas,atlas e material multimídia. Podem ser consultados no local ou retirados por empréstimo;
  • Acervo de memória do bairro;
  • Orientação à leitura e pesquisa; uma equipe pronta para auxílio na busca pelas informações e materiais desejados;
  • Programação cultural: contação de histórias, cursos, oficinas, palestras e debates. Confira a agenda de eventos no próprio local ou visitando o site da biblioteca;
  • Visitas monitoradas para grupos ou escolas. O agendamento pode ser feito por telefone ou pessoalmente;
  • Espaço de leitura infantil.

Empréstimo

Para retirar livros, basta efetuar a sua inscrição, trazendo um documento de identificação com foto e comprovante de endereço. para menores de 16 anos é necessária a autorização dos pais ou responsáveis.



QUEM FOI BRITO BROCA

José Brito Broca nasceu em 6 de outubro de 1903 em Guaratinguetá, SP. Foi um importante jornalista. Em 1923 mudou-se para São Paulo onde colaborou em diversos jornais e sob os pseudônimos de Lauro Rosas e Alceste começou a publicar crônicas literárias. Em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou no Departamento de Imprensa e Propaganda e por muitos anos foi redator e tradutor da Livraria José Olympio Editora. É considerado um importante crítico literário e historiador cultural do Brasil. Destaca-se a obra A Vida Literária no Brasil - 1900, pela qual recebeu 4 dos maiores prêmios literários do país - Prêmio Paula Brito, da Secretaria da Educação do Rio de Janeiro, Prêmio Sílvio Romero, da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Fábio Prado, da Sociedade Paulista de Escritores e Prêmio Luísa Cláudio de Sousa, do Pen Club do Brasil. Faleceu em janeiro de 1961, no Rio de Janeiro. 


MATÉRIAS RELACIONADAS COM ESTE ASSUNTO