MERCADO MUNICIPAL DE PIRITUBA

Rua Almirante Isaías de Noronha, 163

Vila Pereira Barreto

 

Foi idealizado e projetado por Abelardo Riedy de Souza, formado em arquitetura pela Escola Nacional Belas Artes do Rio de Janeiro e está em uma localização privilegiada do bairro, num ponto panorâmico na Vila Pereira Barreto, em um terreno com aproximadamente 10.000 m², com uma área construída de 3.500 m². Sua construção iniciou-se em 1966 e foi inaugurado em 12 de outubro de 1972, e seu projeto ganhou na década de 70 um prêmio internacional de estrutura no México e no Japão dado ao engenheiro Figueiredo Ferraz.

 

A cobertura, por suas características incomuns, fez desta obra uma das mais importantes realizações no setor de construção de edificações. Trata-se de uma cobertura monolítica construída por 12 cascas de laje justapostas e em forma de setor tronco e cone, formando uma figura que se assemelha a uma flor ou um guarda-chuva aberto. Cada laje pesa 480 toneladas e tem 30 metros de comprimento ou lanço, o diâmetro da cobertura é de 70 metros com a parte central vazada.

 

Aí, um pilar central em forma de tronco de cones (apoiado na base menor) sustenta toda a cobertura por meio de cabos. Esse pilar tem 20 metros de altura e tem em seu topo um reservatório com capacidade para 50 mil litros de água. A cobertura foi suspensa, em operações sucessivas, por cabos de aço ancorados ao pilar central. Doze pendurais dispostos em círculo, à volta do pilar central, impedem a oscilação de todo o conjunto sob a ação do vento.

 

O engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, com mais de 3500 projetos assinados por seu escritório, respondeu por obras entranhadas não apenas no solo como no espírito de São Paulo: o prédio do Museu de Arte de São Paulo (MASP), a cúpula e as torres da Catedral da Sé, o Planetário do Parque do Ibirapuera, o edifício Cásper Líbero e entre eles. Hoje além de ser um ponto de referência do bairro, o Mercado de Pirituba também se tornou uma boa opção de lazer, compras, serviços e tudo isso com a comodidade de uma grande área de estacionamento gratuito.

 

 

FOTOS

Clique no Play e aguarde a reprodução automática ou escolha por slide

 

Matérias relacionadas com este assunto:


ACOMPANHE-NOS


 

 COMPARTILHE


Newsletter



Desde 01/02/2011